terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

RESENHA: Submissão

Título: Submissão
Autor: Michel Houellebecq
Editora: Alfaguara
Gênero: Ficção francesa
Páginas: 253
Ano: 2015
Faixa de preço: R$24,00 - R$32,00
Avaliação: 1/5

Sei que você deve estar aí se perguntando o porquê desta resenha, já que a minha nota para esse livro foi tão ruim. Bom, eu acho que é válido falar também das leituras ruins, assim acaba-se alertando mais pessoas a não perderem o seu (precioso) tempo. Isso se faz ainda mais importante quando se tratam de livros muito cobiçados, como best-sellers ou aqueles que estão em evidência em diversas livrarias. A respeito do Submissão, eu vi muita gente dizendo que quer ler este livro, eu mesma quando tomei conhecimento do título fiquei doida para ler assim que li sinopse. Acabei então ganhando ele de Natal, mas tristemente, o livro foi uma grande decepção pra mim! E os motivos você vai ler aqui.

Logo na capa, lemos a frase de efeito “O livro mais polêmico do ano”, o que já serve para aguçar a nossa curiosidade: “Uau, quero ver o que esse livro tem de especial!”
Na quarta capa, tem mais uma frase de efeito, que diz: “Autor vencedor do prêmio Goncourt. Uma sátira incisiva na tradição de Orwell e Huxley.” E mais uma vez: “Uau, o cara é comparado a Orwell e Huxley!”
Abaixo há ainda uma avaliação positiva do autor feita por um jornalista do prestigiado jornal francês Le Monde.
Ou seja, o marketing desse livro é dos bons! E a sinopse vem dizendo o seguinte:

“França, 2022. Depois de um segundo turno acirrado, as eleições presidenciais são vencidas por Mohammed Ben Abbes, o candidato da chamada Fraternidade Muçulmana. Carismático e conciliador, Bem Abbes agrupa uma frente democrática ampla. Mas as mudanças sociais, no início imperceptíveis, aos poucos se tornam dramáticas.
François é um acadêmico solitário e desiludido, que espera da vida apenas um pouco de uniformidade. Tomado de surpresa pelo novo regime islâmico, ele se vê obrigado a lidar com essa nova realidade, cujas consequências – ao contrário do que ele poderia esperar – não serão necessariamente desastrosas. Comparado a ‘1984’, de George Orwell, e a ‘Admirável mundo novo’, de Aldous Huxley, ‘Submissão’ é uma sátira precisa e devastadora, sobre os valores da nossa sociedade. É um dos livros mais impactantes da literatura atual.”

Nessa minha onda de buscar livros que falem sobre o Oriente, acabei esbarrando com o Submissão através de uma sugestão na Amazon (apesar do livro não falar especificamente do Oriente, prometia ter um enredo que envolvesse muitos dos costumes e tradições orientais). Apesar de ter lido algumas críticas negativas feitas ao autor, resolvi colocá-lo na minha lista de desejados, por estar sendo tão comentado e dito como “polêmico” por aí (na sinopse já se percebe uma certa xenofobia, e eu queria ver até onde iria essa história).

E no fim das contas, essa leitura foi só decepção! Eu esperava um enredo centrado na situação em si (como promete a sinopse), que falasse sobre a eleição do partido da Fraternidade Muçulmana, sua tomada do poder e consequências. Mas, em vez disso, me deparei com um protagonista problemático e misógino, e um enredo centrado nas reações desse cara com um ego maior que o mundo diante da ascensão da Fraternidade Muçumana ao poder (ah, coitado! *ironia detected*). O tal protagonista me pareceu ser um alterego do próprio escritor (andei lendo coisas não muito boas a seu respeito) e, tive a sensação de estar lendo um livro escrito com raiva, tamanha a xenofobia, o racismo, machismo e misoginia destilados nas páginas.

Em suma, a história é bem ruim, e faz o uso desnecessário de muitas palavras de baixo calão. Mas apesar disso, a leitura acabou me prendendo, porque eu fiquei na ânsia da narrativa melhorar e ficar mais centrada no assunto (que prometia ser o) principal. Só que isso não aconteceu. O autor não aprofunda em nenhum momento a temática política, apenas narra superficialmente, e ela acaba servindo como um pano de fundo para a deprimente vida do professor François – um professor universitário de meia-idade frustrado na e com a vida, sem família e amigos e, no fim das contas, também sem emprego devido às novas leis impostas no país pela Fraternidade Muçulmana. E mais não posso falar pra não dar spoiler!

Por volta da página 100, comecei a ver um lampejo da história central surgindo e me empolguei um pouco mais para prosseguir a leitura, mas pouco depois ela empaca. Volta-se a falar sobre a temática política lá pra página 150, e aí a história empaca de novo. Logo você se dá conta de que não, a temática dita como “principal” não vai ser levada tanto em conta assim...

Para finalizar e resumir, eu achei o livro fraco, decadente e com uma narrativa de baixíssimo nível. Nas últimas páginas eu já estava com tanto nojo do que lia, que inúmeras vezes quase deixei o livro de lado. Só terminei mesmo pra poder fazer essa resenha aqui pra vocês! =P

Sobre o autor:

Michel Houellebecq é um escritor francês e, pasmem, um dos mais traduzidos da contemporaneidade. Apesar dos diversos livros já publicados, o autor é envolvido em diversas polêmicas, desde cópias ilegais de textos (sem a atribuição dos devidos créditos) até acusações de islamofobia. Enfim, não sei como esse cara pode ser tão elogiado!

P.S.: Não busquem ver a cara do Michel no Google! Que medo da cara deleee! Kkk.

Se apesar de tudo você continua querendo ler Submissão (só por curiosidade, vai que), nessas lojas aqui irá encontrar por um preço mais amigo: LivrariaCultura, Saraiva, Fnac e Amazon.

4 comentários:

  1. É triste quando nos enchemos de expectativa e isso acontece, né? Mas é bom para vermos um pouquinho de tudo e conhecer novos trabalhos. Alguns podem curtir, outros nem tanto. Acontece.

    Seguindo o blog!
    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas faz parte mesmo... :/
      Já estou seguindo o blog também, e já sigo no instagram! =D
      Beijos!

      Excluir
  2. Oiii Nanda!!!
    Olha eu aqui!
    Então, eu acho que resenhas negativas também são necessárias para mostrar um pouco mais para o público o nosso gosto literário mas, mais do que isso, para mostrar que não estamos escrevendo (ou fazendo vídeos) para fazer propaganda de livros. É claro que preferimos falar sobre livros dos quais gostamos, mas de vez em quando é importante também criticar.
    A expectativa, como vc pôde ver, também foi um grande problema para mim... acho que pra todo leitor, né? Poxa, uma ideia tão boa, uma execução tão pífia (na minha opinião)...
    E eu também concordo com você de que a história é ruim, e o enredo é sobre O CARA (esse protagonista babaca), e não sobre a eleição, as mudanças políticas, etc.
    Beijooo, gostei muito da resenha!
    Natasha
    http://redemunhando.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nati! Obrigada pelo comentário! =D
      Tem razão, eu nem tinha pensado por esse lado, da resenha negativa mostrar que o que fazemos não é publicidade. Como estudante de jornalismo, me senti na obrigação de "reportar" aos meus leitores um livro que acho que não cumpre com o que promete, eu vi que pra bastante gente foi uma completa decepção (apesar de algumas pessoas terem gostado também)... Mas isso que você disse também faz todo o sentido!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Eu também adorei o seu vídeo e, certamente, continuarei a acompanhar o canal!
      Beijos! =)

      Excluir