terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

RESENHA: Persépolis

Título: Persépolis - Completo
Autor: Marjane Satrapi
Editora: Quadrinhos na Cia. - Companhia das Letras
Gênero: Histórias em quadrinhos
Páginas: 352
Ano: 2007
Faixa de preço: R$28,00 - R$48,00
Avaliação pessoal: 5/5

Para finalizar a Maratona do Oriente, segue a última resenha do cronograma! \o/

Persépolis é a autobiografia da iraniana Marjane Satrapi. Nascida no ano de 1969, ela presenciou em seu país, quando ainda criança, a queda do xá, a consequente ditadura islâmica e o início da guerra Irã-Iraque. Integrante de uma família altamente instruída e envolvida nos movimentos políticos da época, Marjane foi influenciada a, desde bem novinha, desenvolver os seus ideais político-sociais.

Com apenas dez anos, Marjane se viu obrigada a usar o véu islâmico (já que com a ditadura tornou-se obrigatório para todas as mulheres do país utilizar o véu), o que foi (dentre outras coisas) deixando-a cada vez mais revoltada ao longo do tempo. Assim, para mantê-la segura, seus pais resolveram enviá-la para morar na Áustria, em Viena, depois que ela completou catorze anos.

Em Viena, a protagonista descobre que viver fora de seu país e longe de sua família não é nem um pouco fácil, ela sofre preconceitos, tem dificuldade de se enturmar e acaba caindo em profunda depressão, o que a faz voltar para o Irã. De volta a sua terra natal, Marjane resolve recomeçar a sua vida, entrando na faculdade de belas-artes e se casando. Porém, com o passar do tempo, vê que o melhor a ser feito é realmente sair de seu país e, assim, muda-se definitivamente para a França (país em que vive até os dias de hoje).

O mais interessante dessa HQ é ver como a autora conduz com destreza um paralelo feito entre os conflitos da sua vida e os conflitos do Irã. Através de sua visão, ela trata de assuntos complexos (guerras, religião, relacionamentos, drogas, preconceito etc) de forma simples (principalmente no início do livro, que é narrado sob a ótica de uma criança). Os traços são também simples, mas ao mesmo tempo fortes e marcantes e o enredo é super envolvente (li o livro quase todo num dia só)! Ler Persépolis nos leva a refletir a respeito de nossas vidas, o porquê de fazermos certas escolhas em vez de outras e se temos frequentemente tomado as decisões mais propícias para nós. Tente fazer isso ao ler este livro, é surpreendente! Posso dizer que, para mim, essa foi uma das principais lições da HQ que, só na França, vendeu mais de 400 mil exemplares. E não foi só isso:

“[...]Depois do grande sucesso de crítica e público, a série teve os direitos de publicação comprados em mais de vinte países e ganhou o prêmio de melhor história em quadrinhos na Feira de Frankfurt de 2004. Em 2007, Persépolis foi transformado num longa-metragem de animação (segue vídeo do trailer abaixo), que estreou no festival de Cannes e recebeu uma indicação ao Oscar. Marjane voltou à narrativa de memórias em 'Frango com ameixas', baseado na vida de seu avô e publicado pela Companhia das Letras em 2008. Seu último livro lançado no Brasil, 'Bordados', retrata a reunião das mulheres de sua família na casa de sua avó.”


Vocês encontra Persépolis com preços mais em conta na Livraria Cultura, na Amazon e no Extra Online.

*Curiosidade extra: Persépolis é o nome da antiga capital do Império Aquemênida, que chegou a dominar toda a região do Oriente Médio. Hoje em dia, este local é um importante sítio arqueológico, suas ruínas foram inclusive declaradas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Veja aqui algumas fotos e informações extras de Persépolis.

Gostou da última resenha da Maratona do Oriente? Então comenta aqui! =D E não deixe de sugerir outros títulos que gostaria de ver resenhados aqui no Blog da Nanda Lisbôa!

Acompanhe também as mídias sociais do blog diariamente: Facebook / Instagram.

6 comentários:

  1. Ual!
    Quando via esse livro na livraria não me sentia tão atraída, mas depois de ler essa resenha fiquei super ansiosa para ler.
    Nunca li nenhuma HQ mas quero muuuuito, principalmente depois dessa resenha.
    Interessante esse "misto" de assunto político/forte transposto em HQ! Me atraiu muito.

    Estou começando agora com o tema livros no meu blog. Se puder, dê uma olhada.
    http://complexandolivros.blogspot.com.br/

    Sucesso sempre. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainara, muito obrigada pelo seu comentário! =D
      Que bom que gostou da resenha e do enredo do livro, super recomendo mesmo! Depois curte a fanpage do Blog da Nanda Lisbôa pra continuar atualizada das novas postagens! =D

      E já estou seguindo o seu blog! =) Parabéns e sucesso pra você também!

      Beijos!

      Excluir
  2. Gostei da resenha! A HQ parece realmente muito interessante, e o filme também. Legal que você leu em um dia haha, deu pra ver que gostou da historia. Eu também fiz o mesmo com Maus, de Art Spiegelman, já leu? Recomendo, conta a história do pai do autor, sobrevivente do Holocausto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex! Desculpa a demora de meses pra responder! Não sei o que aconteceu, mas não fui notificada do seu comentário! ='(

      Mas então, "Maus" eu também já li e ADOREI, foi a HQ que me fez enveredar por esse mundo, haha! (Sem contar com as leituras de infância de A Turma da Mônica =D) Inclusive agora já postei resenha dela aqui também! \o/
      Me passa o link do seu blog pra eu poder seguir!
      =D

      Excluir
  3. Ah, o detalhe de colocar os sites onde o livro é vendido a bons preços é uma mão na roda, valeu!

    ResponderExcluir