sábado, 9 de janeiro de 2016

RESENHA: Uma Pequena Casa de Chá em Cabul


Título: Uma Pequena Casa de Chá em Cabul
Autora: Deborah Rodriguez
Editora: Quinta Essência - LeYa
Gênero: Literatura Americana/Ficção/Romance
Páginas: 304
Ano: 2015
Faixa de preço: R$ 22,00 - R$ 32,00
Avaliação pessoal: 4/5

Uma Pequena Casa de Chá em Cabul conta a história da protagonista Sunny, norte-americana que migrou para o Afeganistão e abriu o seu próprio negócio por lá (a casa de chá). Ao longo da história, o enredo da protagonista se cruza com o de outras quatro importantes mulheres: Yazmina, Halajan, Isabel e Candace. Yazmina é uma jovem que foi roubada de seu vilarejo e acaba indo parar no Ministério da Mulher, onde Sunny a encontra e a leva para morar consigo e trabalhar na pequena casa de chá. Mas Yazmina tem um segredo, que irá crescer com o tempo, ela está grávida e apenas Sunny sabe disso. Halajan é uma senhora que mora no mesmo vilarejo que Sunny e possui uma história de amor antiga com um alfaiate da cidade. Porém essa história não pode ser vivida por conta de Ahmet, filho de Halajan e seguidor tradicional das leis do Alcorão. Isabel é jornalista da BBC Londres, foi para Cabul atrás de uma reportagem  sobre os planos de governo para pulverizar os campos de papoula (flor da qual é produzida o ópio). Já Candace foi para Cabul viver com o homem que amava e lá irá trabalhar para ele participando de diversas reuniões que visam angariar fundos para a escola que ele está fundando. Cada uma dessas diferentes mulheres, com diferentes histórias de vida, irão mostrar ao leitor a força de ser mulher em um país completamente machista e excludente.

Trecho da orelha do livro:

"Depois de passar por maus bocados e fazer algumas escolhas ruins, Sunny finalmente encontrou um lugar para chamar de lar. Um lugar que, por acaso, fica no meio de uma das maiores zonas de guerra do mundo. No coração do Afeganistão, Sunny abriu uma casa de chá, onde atende homens e mulheres, expatriados, funcionários da ONU ou mercenários. Todos em busca de um momento de paz em uma região onde a tensão é opressora e um ataque pode acontecer a qualquer momento. Essa pequena casa de chá em Cabul torna-se o cenário para o encontro de cinco mulheres que, mesmo tão diferentes entre si, compartilham segredos e tornam-se amigas com uma relação extraordinária. Deborah Rodrigues descreve com delicadeza e profundidade o dia a dia em Cabul neste romance repleto de personagens cativantes."

A história é ambientada meio à uma série de conflitos, mas não chega a envolver diretamente um (isso é tratado apenas como pano de fundo da narrativa). A meu ver, seria mais interessante se explorasse mais esse lado, por exemplo, falando mais das descobertas da jornalista Isabel nos campos de papoula. Achei que faltou um desfecho melhor para essa parte, que não foi tão explorada. Eu particularmente fiquei bastante interessada em ler mais sobre isso (mas por outro lado, essa sensação de falta nos instiga a buscar mais sobre o assunto por conta própria).

O livro retrata as mulheres como fortes, mas Sunny, Halajan e Candace, por exemplo, são muito ligadas à questão amorosa (o que não condeno, já que trata-se de um romance), só que com um nível um pouco elevado de "devoção" e isso me incomodou um pouco. Em contrapartida, Isabel preocupa-se mais com a sua carreira e Yazmina em salvar a sua irmã. Apesar do aspecto romântico, as personagens femininas são bem independentes e seguras de si e não vivem em função dos homens (até mesmo Halajan, que é muçulmana). Portanto, pode-se dizer que trata-se de um romance equilibrado e não meloso.

Por fim, pode-se destacar que uma das peculiaridades deste livro é a utilização de palavras em dari, uma das línguas oficiais do Afeganistão. O uso dessas palavras instiga o leitor a procurar a tradução (apesar do significado ser muitas vezes apreendido pelo contexto) e desperta o interesse pela cultura afegã.

Uma Pequena Casa de Chá em Cabul é um livro que rompe preconceitos, o preconceito contra a mulher e, principalmente, o preconceito contra o Afeganistão, um país que é popularmente conhecido pelo terrorismo, mas que tem cultura própria e muitas pessoas de bem. Acredito que mostrar esse lado humano do país é um dos maiores ganhos do livro.

Sobre a autora:

Deborah Rodrigues é cabeleireira e palestrante motivacional. Assim como Sunny, ela também é americana e viveu em Cabul tendo o seu próprio negócio (em seu caso, os seus próprios negócios), a Cabul Coffee House e o Oasis Salon. Atualmente vive no México e fundou a Oasis Rescue, uma ONG que visa ensinar o ofício de cabeleireira às mulheres em regiões de desastre e pós-conflito. É autora também do best-seller O Salão de Beleza de Cabul: O Mundo Secreto das Mulheres Afegãs. Para saber mais sobre a autora, leia Americana que fundou escola debeleza no Afeganistão narra experiência em livro.

Você encontra Uma Pequena Casa de Chá em Cabul por um preço mais em conta nos seguintes sites:

23 comentários:

  1. Adorei a resenha! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Crystal! Que bom que gostou! =D Continue acompanhando o blog para ler novas resenhas por aqui! Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog! Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado! \o/ Em breve novas resenhas serão postadas, então continue por aqui! Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Nanda! Aceitei o convite no skoob para vir conhecer seu blog e adorei a edição e também essa resenha! Fiquei curiosa para ler o livro, uma pena não ter história diretamente ligada ao conflito, mas também gosto das que o têm como pano de fundo! 2 amigas e eu também temos um blog! Quando puder, dá uma passadinha lá! ;)
    Beijos!
    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla, que bom que gostou! =)
      Já estou seguindo o blog de vcs, gostei bastante!
      Beijinhos!

      Excluir
  4. Oi Nanda! Você me mandou o link da sua resenha lá no Skoob e vim conferir :]

    Eu estou bem curiosa em ler este livro justamente por ter esta questão focada nas mulheres vivendo em um país tão machista. Adoro leituras com mulheres sendo as protagonistas <3.

    Gostei bastante da sua resenha, só não concordei em um ponto: você citou que o livro trata as personagens como mulheres fortes apesar de algumas delas serem muito ligadas a questões amorosas e tal. Eu não acho que um anula o outro. Uma mulher pode ser apaixonada a ponto de morrer por outra pessoa, mas isso não faz dela uma pessoa fraca, sabe? Acho que o amor / paixão são partes de todos nós e, muitas vezes, é justamente isso que nos faz fortes.

    Gostei das informações sobre a autora também, não sabia que nada sobre ela :]

    Beijo!

    Paty
    www.booknerd.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Adorei o seu blog, até já curti a fanpage! =)
      Também adoro mulheres como protagonistas, acabei de ler "Persépolis" e ainda estou com ressaca literária! <3
      Sobre essas questões amorosas de algumas personagens de "Uma pequena casa de chá em Cabul", talvez eu tenha me expressado mal (vou até ajustar na resenha, obrigada). A devoção (essa é a palavra) amorosa que me incomodou um pouco, aquela certa submissão, sabe? Mas pelo menos nem todas as personagens do livro eram assim... Que o amor nos torna mais fortes eu concordo totalmente com você!
      Beijoss!

      Excluir
  5. Adorei! Essa é a primeira resenha que li sua, mas me identifiquei bastante. Gosto muito também da cultura muçulmana, oriente médio..e acho um absurdo as pessoas sempre fazerem piadinhas ou ligar com o terrorismo como se não existissem pessoas de bem. Tive uma experiência em um país árabe e apesar de ser mais aberto ao estrangeiro, são pessoas encantadoras e super acolhedoras. Parabéns, Nanda! Sempre estarei dando uma olhadinha por aqui!=D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Karine, esse preconceito também me incomoda bastante!
      Sou doida para conhecer um país com essa cultura, vivenciar mais de perto isso para ver como é...
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha e que vá acompanhar o blog! =D
      Beijoss!

      Excluir
  6. Excelente resenha, fiquei com mais vontade de ler o livro. Obrigado Fernanda.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda, você me mandou o link da resenha no Skoob e vim dar uma olhada. Gostei bastante da sua resenha simples e clara, só torci um pouco o nariz quando você disse que o livro é um pouco romântico, mas mesmo assim sua resenha foi excelente e com certeza lerei o livro. Obrigada por mandar o link e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina! Muito obrigada por comentar!
      Também não sou a maior fã do mundo de romances, gostava muito na adolescência, mas agora quase não leio mais... Mesmo assim esse livro me surpreendeu, porque apesar de ter romance, o principal a ser extraído são as histórias de vida e individualidade de cada personagem (principalmente das 5 mulheres).
      Beijoss e depois me conta o que achou do livro! =D

      Excluir
    2. Sim obrigada pela dica e vou até aproveitar para coloca-lo na minha meta de leitura.
      Pode deixar que depois eu conto como foi minha experiência com ele.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi xará rs
    Você mandou o link dessa resenha no skoob e agora fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro. Não sabia muito o que esperar quando adicionei ele na minha lista, não cheguei a procurar resenhas e fui só pela sinopse do site, mas com o que você escreveu aqui fiquei mais interessada ainda pelo livro. Adoro livros que exploram essa realidade de outros países, ainda mais com protagonistas femininas fortes assim.
    Obrigada por ter mandado e link e parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda! =D
      Que bom que você gostou! Sim, também achei super bacana esse livro se passar em um cenário que não estamos muito acostumadas a ver nos livros.
      Beijos e boa leitura para você! =*

      Excluir
  9. Olá Nanda, adorei a resenha!
    Me interessei pelo livro desde que li o título, e apesar dos pontos "negativos" que li na resenha, continuo interessada nele. Já li um livro como este e amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, que bom, Bruna! Leia sim, porque vale a pena! =D
      Beijos e obrigada pela visita e pelo seu comentário! =*

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Nossa cara, amei sua resenha e com certeza vou comprar o livro. Sou simplesmente apaixonadas por histórias aprofundadas na realidade dessas pessoas e indico três livros à você (caso ainda não tenha lido): O livreiro de Cabul - Asne Seierstad / A distancia entre nós - Thrity Umrigar / A doçura do mundo - Thrity Umrigar. São todos muito bons e que vale muito a pena ler para quem gosta desse tipo de livros. Parabéns pelo blog, continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabiii, perdão pela demora para responder! Mas antes tarde do que nunca, portanto estou aqui! Hehe.

      Ainda não li nenhum desse três! O livreiro de Cabul já está na minha wishlist e os outros dois títulos eu não conhecia... Vou procurar!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha <3 e agradeço as suas sugestões!
      Beijoss! =D

      Excluir