terça-feira, 8 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher - Uma seleção de obras escritas por elas

Hoje, dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Essa data, que foi instituída no final do século dezenove, deriva de dois acontecimentos da época, dois incêndios que ocorreram em fábricas nas quais mulheres trabalhavam em condições desumanas. Decorrente disso, as mulheres começaram a ir para as ruas reivindicar os seus direitos trabalhistas: redução da jornada de trabalho, melhores salários, melhores condições para se trabalhar e direito ao voto.
Então, no ano de 1910, na conferência Internacional Socialista, foi proclamado o Dia Internacional da Mulher para reivindicar o sufrágio feminino, data que começou a ser comemorada a partir do ano seguinte. Com o passar dos anos, mais países foram aderindo à causa e hoje o que temos é o Dia da mulher que visa lutar por direitos sociais iguais entre os sexos.
Por isso vale dizer que, sim, nós podemos até gostar de flores, mas o que queremos nesse dia e em todos os outros é muito mais! É respeito, igualdade, justiça. É poder andar na rua sem levar uma cantada. É não ter medo de fazer uma viagem sozinha. É ter salários iguais aos dos homens e não 30% mais baixos. É ter a escolha de se casar ou não, de ser mãe ou não, de ser profissional do mercado ou dona de casa. É ter o nosso trabalho reconhecido, nossas invenções, planejamentos, construções, fórmulas, matérias, livros, ou seja lá o que for que tenhamos feito (porque tem sido muita coisa!).

E tratando-se da área literária, vemos que com o passar dos anos as mulheres têm escrito cada vez mais, e obras de altíssima qualidade! Então cada vitória conquistada (como a indicação da autora brasileira Lygia Fagundes Telles para o Prêmio Nobel de Literatura, por exemplo) deve ser lembrada e comemorada devidamente!

E para comemorar este dia, fiz aqui no blog uma seleção de obras escritas por ELAS! \o/













P.S.: acabei me empolgando na seleção dos livros! =P E ainda faltaram muitos mais...

E aí, já leram alguma (ou algumas) dessas obras ou estão querendo ler? Me contem! =)

E é claro, Feliz Dia Internacional da Mulher pra todas nós! A luta não para!

4 comentários:

  1. AMEI SEU POST! Tanto livro que eu nem conhecia mas já estou louca pra ler! Quero ler a tempos Capitolina mas depois do seu post todos vão pra minha wishilist!

    Estou seguindo o seu blog, se puder seguir o meu de volta eu agradeço muito! :)

    http://simplyradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicole, ainda não consegui ler todos esses também, mas todos já moram na minha wishlist e no meu <3!
      Adorei o seu blog e já estous seguindo também!
      Beijoss! =)

      Excluir
  2. Cheguei um pouco atrasada para este post, mas desejar Feliz Dia da Mulher é tarefa diária. Algumas obras citadas não conheço, porém li ou tenho algumas. Li Orgulho e Preconceito, O diário de Anne Frank e acabei de ler e resenhar As meninas, que não gostei muito, mas que tenho que reconhecer que é uma obra genial. Americanah está na minha lista de próxima compra e tenho Persépolis e A amiga genial na fila de leituras. Excelente post, é tão bom ver estas capas lindas e saber que tem conteúdo também. Abraço! ;)

    bombuteco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, ainda não consegui ler todas essas também... Mas já estão na minha fila de futuras leituras, hehe.
      Eu comprei "As meninas" no site da Livraria da Folha e estou esperando chegar ainda... Ansiosa pra ler!
      Quanto à "Persépolis", já li e AMEI! Super recomendo! Tem resenha dele aqui no blog: http://nandalisboablog.blogspot.com.br/search/label/pers%C3%A9polis
      Adorei o seu blog e já estou seguindo! =D
      Beijoss!

      Excluir